quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O porquê.

Ler é uma das coisas mais saborosas da vida, não é? Nada como viver aquela aventura que sua humilde vida jamais abarcará. Nada como se extasiar com uma paixão que poucos têm a chance de experimentar. Entretanto, para mim, parte do prazer de ler um livro está no ato de discuti-lo. Quais suas influências, o que foi dito sobre ele ao ser lançado, as particularidades do escritor..., ou seja, tudo.

Assim que eu termino uma história me lanço numa pesquisa que só tem fim quando eu sacio minha curiosidade. Mas toda essa descoberta fica perdida se eu não tenho com quem compartilhá-la. Como minha mãe já não me aguenta porque diz que minhas conversas sempre giram em torno do livro que estou lendo, decidi criar esse blog.

Queria um título que conseguisse transmitir a minha ideia do que é um livro. Adorei a forma como a palavra “himeneu” soa desde o momento que a li pela primeira vez. Mais interessante é sua origem: Himeneu é o deus grego do casamento, um belo jovem convocado durante as cerimônias, já que sua ausência resultaria em um matrimônio desastroso. Dito isso, dentre os vários significados, “himeneu” poderia ser definido com sinônimo de casamento. E um livro é isso, simplesmente, um himeneu das palavras. Pode ser desastroso, como tive a oportunidade de comprovar diversas vezes, mas pode ser eterno e uma experiência arrebatadora.

Ler um livro é também uma cerimônia de casamento. Alguns se transformarão no ex-marido odiado; outros serão aquela breve, mas suave lembrança de um momento de sua vida; entretanto, alguns poucos serão seus companheiros durante o resto da jornada, serão aqueles grandes amantes, melhores amigos, únicos consoladores.

Enfim, queria compartilhar um pouco das minhas experiências no mundo da literatura: esse mundo que é o nosso, mas ao mesmo tempo não é. Enjoy it.

2 comentários:

  1. Adorei o teu motivo de escrever. Vou ficar atenta aqui, acompanhando tuas inferências e dicas de mundos paralelos. Um beijo, você escreve deliciosamente bem! :)

    ResponderExcluir
  2. Cadê as atualizações do blog, Nati?! Quero essas boas dicas! Beijão

    ResponderExcluir